As origens da cadeia de restaurantes Peixe na Rede remontam ao ano de 1995 quando, a título de hobby, o jornalista Leonel da Mata dá início a pequeno projeto de piscicultura na Fazenda Capão dos Mata, município de Cristalina, em Goiás. O que era um passa tempo transforma-se logo num pequeno comércio de pescados. Vislumbrando o grande potencial do mercado da tilápia criada em cativeiro, Leonel da Mata decide agregar valor à sua incipiente produção. Constrói na fazenda uma planta de abate de pescados e passa a comercializar filés de tilápia no mercado de Brasília, cidade que detém o título de maior consumo nacional per capta de pescados. Tendo aumentado significativamente sua produção de tilápias o empreendedor descobre na prática o que pregam os manuais do agronegócio: o produtor rural deve sempre agregar valor à sua produção, verticalizá-la ao máximo. Era preciso mais ousadia para novo passo adiante. Surge então no negócio da tilápia a criatividade e a força de trabalho de Maria Luiza Andrade da Mata, mulher de Leonel, dotada de extraordinárias habilidades culinárias. O resto é história.